Blog da Raquel

Compartilhando ideias e conhecimento

5 de janeiro de 2016

Quinta Linguagem do Amor: Toque Físico

E lá vamos nós para a quinta e última Linguagem do Amor de Gary Chapman...Toque Físico.

Em maior ou menor grau, em momentos de comemoração e, principalmente em momentos em crise, todos nós necessitamos de um afago genuíno.

O Toque Físico é, de fato, uma forma poderosa de transmitir amor entre os casais, pais e filhos, familiares e amigos.

Segundo o autor, o toque diferencia-se dos outros sentidos, pois não se limita a uma região específica em nosso organismo. Há pequenos receptores táteis espalhados no corpo todo. Quando esses receptores são tocados, os nervos carregam os impulsos para o cérebro, que os interpreta e por isso percebemos o objeto do toque como quente ou frio, áspero ou macio, doloroso ou prazeroso, amoroso ou hostil.

Levando em conta que temos esses receptores espalhados por todo o corpo, um afago carinhoso em qualquer parte do corpo pode comunicar amor. Isso não significa que todos os toque são iguais. É preciso investigar quais são os toques prazerosos para seu cônjuge, o que lhe agrada e faz bem. Do contrário, pode ser aversivo, irritante, desconfortável e você perderá uma grande oportunidade de dar amor.

Beijos ligeiros, beijões, bitocas, abraços afetuosos, andar de mãos dadas, encostar a mão na perna, carinho no cabelo, coçadinha nas costas, massagem nos pés, relação sexual prazerosa... Nossa, são tantas as formas de dar amor através do Toque Físico!

Ao descobrir que Toque Físico é a primeira linguagem do amor de seu cônjuge, sua única limitação é a própria imaginação quanto às formas de expressar amor. Lembrando que é primordial saber o que agrada o outro. Como saber? Pergunte! Inclusive essa descoberta pode ser um excitante desafio...
 

Um abraço carinhosamente apertado!
Raquel

Postado por Raquel Theiss
Compartilhe nas redes sociais